Simulação de uma mesa de negociação fecha o último dia do curso preparatório

O clima esquentou no último dia do 1º Curso Avançado de Negociação Coletiva, realizado pelo SindMetal-GO nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na Estância Park Hotel, no município de Anápolis. Nesta quinta-feira, os participantes colocaram em prática tudo o que aprenderam nos dias anteriores e simularam uma mesa de negociação entre patrões e empregados.

“Patrões” à esquerda e “trabalhadores” à direita da mesa de negociação

A capacidade de argumentação e o improviso, mesmo com os ânimos exaltados, foram experimentados pelos participantes. Ao término de cada rodada de negociação, eles eram orientados pelos coordenadores do curso sobre a postura e as estratégias que seriam adotadas na reunião seguinte. A proposta foi cumprida: todos sentiram na pele como é difícil negociar o aumento salarial.

A capacidade de argumentação foi colocada à prova no exercício

Mais tarde, os participantes foram divididos em três grupos e simularam uma greve. O desafio era organizar um movimento grevista que não sofresse qualquer penalidade do Tribunal Regional do Trabalho, nem tampouco fosse declarado ilegal. O momento da avaliação e o encerramento emocionante do curso fecharam com chave de ouro a preparação para o grande desafio das negociações da campanha salarial dos metalúrgicos da Grande Goiânia para o ano de 2016.

Os participantes encarnaram bem os papéis e os ânimos ficaram exaltados

O grupo que exerceu o papel dos trabalhadores sentiu na pele como é difícil negociar o aumento salarial

Mais tarde, os participantes simularam uma greve, cujo desafio era ser mantida dentro da legalidade