Receita Federal abre consultas para o 6° lote do Imposto de Renda

A Secretaria da Receita Federal liberou, nesta terça-feira, 10 de novembro, às 9h, as consultas ao sexto lote das restituições do Imposto de Renda 2015. Quem não estiver neste lote, que consiste no mês de novembro e dezembro, está na malha fina do Leão de anos anteriores.

Os valores serão pagos em 16 de novembro e as consultas poderão ser feitas no site da Receita (http://goo.gl/OxMFH1), através do telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis – smartphones e tablets. De acordo com o Fisco, serão pagos R$ 2,3 bilhões em restituições para 2,1 milhões de contribuintes.

Como saber se caiu na malha fina

A malha fina do Leão consiste na declaração que é retida para verificação de inconsistências, ou seja, quando a Receita Feral percebe algo de errado na Declaração do Imposto de Renda. Para conferir, é preciso acessar a página da Receita Federal e consultar o “extrato” do IR disponível na página.

Feito isso, é possível saber quais pendências ou inconsistências foram encontradas pelo Fisco na sua declaração do IR. Para acessar o extrato, é necessário utilizar o código de acesso que está na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.