Fiscalização constata irregularidades na Torneadora Master

Uma ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) realizada na Torneadora Master Ltda. constatou que os funcionários da empresa não têm tido seus direitos respeitados pelos patrões. Segundo o relatório emitido a empresa pagava apenas 10% do adicional de insalubridade aos empregados que atuam nas funções de torneiro mecânico, auxiliar de torneiro, soldador e fresador.

De acordo com o documento, as referidas funções estão enquadradas em grau de insalubridade médio, segundo o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), cujo adicional corresponde a 20% do salário mínimo. No texto consta, ainda, que foi realizado o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desta diferença desde julho de 2012.

Na mesma fiscalização, uma máquina manilhadora e um compressor foram encontrados sem proteção contra acidentes. Um auto de infração foi lavrado. Em sua defesa, a empresa apresentou os programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), comprovantes de treinamento de operadores de máquinas e equipamentos, laudo das instalações elétricas, dentre outros documentos.