Amigo de Lula é preso em nova fase da Lava Jato

Foi preso na última terça-feira, 24 de novembro, o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. A prisão faz parte da 21ª fase da Operação Lava Jato, que foi batizada de Passe Livre. Bumlai é suspeito de intermediar favorecimentos a si próprio e a terceiros, devido a sua aproximação com Lula.

O lobista Fernando Soares, um dos delatores da Lava Jato, afirmou ao Ministério Público que repassou R$2 milhões ao pecuarista destinados à mulher de um dos filhos do ex-presidente. O ex-gerente da Petrobrás e também delator da Operação, Eduardo Musa, disse que intermediou o pagamento R$ 60 milhões de uma conta do PT criada durante a campanha à reeleição de Lula em 2006.

Quando foi preso, Bumlai estava em Brasília para prestar esclarecimentos sobre suspeitas de tráfico de influência em contratos firmados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Além dele, nora e filhos também foram convocados a prestar depoimentos.