1º de Maio | Dia do Trabalhador

Na história, o dia 1º de maio é marcado como um dia triste, com pessoas mortas em confronto com a polícia em praça pública, em 1886, na cidade de Chicago, pois reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho, que chegava a 17 horas, entre outros. Fato lamentável em vista da fatalidade e do trabalho penoso que era na época.

Tendo em vista que esta luta por direitos e conquistas custaram a vida de muitos, hoje possuímos nossos direitos garantidos na CLT e na Constituição Federal de 1988, contudo ainda sofremos com o desrespeito por parte do governo e de quem detém o capital.

Mas aqui estamos firmes mesmo sofrendo com surpresas indesejáveis. E como se não bastasse a luta pela manutenção de nossos direitos e empregos, agora a luta é pela vida em virtude dessa pandemia de Covid-19.

Nós trabalhadores não somos de aço, mas entregamos a vida pelo nosso ganha pão. Qual outra forma de sobreviver?

Que nesta data que se comemora o dia do trabalho, possamos refletir melhor: pensar na família e no próximo. Afinal, precisamos sempre um dos outros.

Boa reflexão.

Gilson Silva Ribeiro
Presidente em Exercício,
Diretoria e Equipe SindMetal Goiânia.