Salário mínimo sobe para R$ 678

Valor, que entrará em vigor em 1º de janeiro, é maior do que o previsto na proposta orçamentária para 2013

Brasília – A partir de janeiro o salário mínimo subirá dos atuais R$ 622 para R$ 678 (um reajuste de 9%), conforme anúncio feito ontem pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O governo também decidiu alterar a cobrança do Imposto de Renda (IR) de trabalhadores sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com isenção para valores de até R$ 6 mil.

“É um bom anúncio de Natal para o trabalhador, reconhecendo o esforço de todos os trabalhadores nos resultados que o País teve nesse ano”, disse Gleisi a jornalistas, acompanhada do secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, e da ministra da Comunicação Social, Helena Chagas.

“Ela (Dilma) fez questão de que isso (o anúncio de aumento do salário mínimo) acontecesse hoje (ontem), na véspera de Natal”, ressaltou a ministra. O decreto com o novo valor do salário mínimo deverá ser publicado na edição de amanhã do Diário Oficial da União, informou a ministra.

CÁLCULO

O valor é maior do que o previsto na proposta orçamentária para 2013, que é de R$ 674,96. Pelas regras em vigor, o índice que corrige o salário mínimo é obtido pela soma da inflação (medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IPCA) do ano anterior, com a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

De acordo com Gleisi, na prática, o valor considera a variação real de crescimento de 2,7% da economia em 2011 e o INPC de 6,1%.

Em discurso transmitido no último domingo em rede nacional de rádio e televisão, Dilma disse que “2013 será o ano de ampliar ainda mais o diálogo com todos os setores da sociedade, acelerar obras, melhorar a qualidade dos serviços públicos e continuar defendendo o emprego e o salário dos brasileiros”.

O governo federal está preocupado com o salário mínimo no ano eleitoral de 2014. O fraquíssimo resultado do PIB em 2012 (que deve crescer em torno de 1%) vai afetar o centro da política econômica num ano considerado crucial em Brasília (DF) – pelas estimativas preliminares do governo, o salário mínimo terá reajuste inferior a 6% em 2014.

PLR

Gleisi também anunciou que o governo federal vai encaminhar na quarta medida provisória ao Congresso com alterações no Imposto de Renda (IR) cobrado sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Segundo Gleisi, a MP prevê isenção de IR em PLR de até R$ 6 mil, valor abaixo do reivindicado por centrais sindicais, que pediam isenção para PLR de até R$ 10 mil.

Em reunião com sindicatos em maio passado, o governo havia proposto isenção para valores de até R$ 5 mil.

De acordo com Gleisi, a MP prevê uma “escadinha”, escalonando o IR cobrado sobre a PLR. Para PLR de R$ 6.000,01 a R$ 9.000,00, a alíquota de IR cobrada será de 7,5%; de R$ 9.000,01 a R$ 12.000, de 15%; de R$ 12.000,01 a R$ 15.000,00, será de 22,5%; e acima de R$ 15 mil, 27,5%.

“Hoje, o impacto é de 27,5% para todas as faixas”, observou a ministra. Nas contas do governo, o impacto das mudanças na área fiscal será de cerca R$ 1,7 bilhão em 2013.

Contrariando a previsão inicial da sua agenda, Dilma decidiu despachar ontem pela manhã no Palácio do Planalto, o que pegou de surpresa assessores e até ministros. A presidente saiu do Planalto por volta das 14h15 e deve passar o Natal com a família, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Fonte: O Popular (GO)