Previdência tem déficit de R$ 3,5 bilhões em fevereiro

Déficit é 37% menor que o registrado no mesmo mês de 2012. Arrecadação da Previdência foi de R$ 21,9 bilhões

O déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em fevereiro de 2013 foi de R$ 3,5 bilhões, 37% menor do que o registrado no mesmo mês de 2012, informou nesta sexta-feira (5) o Ministério da Previdência Social.

De acordo com o ministério, a Previdência arrecadou em fevereiro R$ 21,9 bilhões, mas teve despesa total de R$ 25,4 bilhões, o que provocou o déficit.

A Previdência pagou em fevereiro um total de 30,126 milhões de benefícios, aumento de 3,3% em relação ao mesmo mês de 2012. As aposentadorias foram 17 milhões.

O setor urbano, que reúne empregados, domésticos, contribuintes individuais e facultativos, foi responsável por uma arrecadação de R$ 21,5 bilhões, alta de 9,2% em relação a fevereiro do ano passado. As despesas somaram 19,9 bilhões, crescimento de 0,4% no mesmo período. O setor urbano, portanto, teve superávit no mês retrasado, de R$ 1,6 milhão.

Já o setor rural (trabalhadores rurais, pescadores artesanais), arrecadou em fevereiro de 2013 R$ 405,3 milhões – alta de 6,5% na comparação com fevereiro de 2012 – e teve despesa de R$ 5,5 bilhões, queda de 4,7% na mesma comparação.

Fonte: G1.com