Preços sobem em 6 de 11 regiões metropolitanas, mostra IBGE

Seis das 11 regiões metropolitanas pesquisadas para a formação do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) registram inflação mais alta entre março e abril, apontou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Prévia da inflação oficial, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) acelerou levemente em abril e subiu 0,51%, após alta de 0,49% em março.

A aceleração mais intensa ocorreu em Brasília, onde o IPCA-15 subiu de 0,48% em março para 0,74% em abril. No mesmo período, na média das 11 regiões, o indicador saiu de alta de 0,49% para avanço de 0,51%.

Em Belo Horizonte, o IPCA-15 subiu 0,71% em abril, depois de alta de 0,50% no mês anterior. Em Curitiba, teve alta de 0,55% em abril ante de 0,40% em março. Em Goiânia, o indicador avançou de 0,4% para 0,53%. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA-15 foi de 0,42% para 0,50% em Salvador e, no Rio de Janeiro, passou de 0,25% para 0,34%.

O IBGE observou desaceleração em São Paulo (de 0,51% para 0,50%), em Belém (de 0,63% para 0,52%), Fortaleza (de 0,87% para 0,51%) e Porto Alegre (de 0,56% para 0,27%).

A região metropolitana de Recife teve alta de 0,65% no IPCA-15 de abril, a mesma taxa apurada pelo IBGE em março.

Fonte: Folha.com