Piora ambiente de negócios de empresas industrias, diz FGV

Entre outubro e novembro, menos empresas aumentaram investimentos. Proporção de empresas que cortaram postos de trabalho aumentou

As avaliações feitas pelas empresas industriais entre outubro e novembro e divulgadas em pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta-feira (13), mostram piora do ambiente dos negócios na comparação com o ano anterior. Do total de empresas consultadas, 43% disseram ter investido mais em máquinas e equipamentos e 28% afirmaram ter reduzido seus investimentos. Em 2011, estas parcelas haviam sido de 54% e 20%, respectivamente.

Em relação às contratações, 37% das empresas disseram ter aumentado o contingente de mão de obra em 2012, contra 43% no mesmo período de 2011. A proporção de empresas que cortaram postos de trabalho aumentou de 15% em 2011 para 23% este ano. Quanto ao faturamento, 54% das empresas apontaram crescimento das vendas reais em 2012, 8 pontos percentuais (p.p.) a menos que no ano passado; e 24% reportaram redução do faturamento em 2012 (15% em 2011).

A parcela de empresas que programam aumentar os investimentos em capital fixo em 2013 ficou em 50% do total, enquanto 15% projetam redução. O resultado supera as proporções das avaliações em relação a este ano (43% e 28%, respectivamente) e são um pouco melhores que as previsões feitas em outubro-novembro do ano passado em relação a 2012: 50% e 17%, respectivamente.

Fonte: G1.com