Metalúrgicos da GM farão passeata em São José

Trabalhadores protestam novamente contra possíveis demissões em massa

Os trabalhadores da General Motors que em agosto tiveram seus contratos de trabalho suspensos (o chamado lay-off) marcaram nova manifestação para a sexta-feira, dia 7. Os metalúrgicos sairão em passeata da sede do sindicato da categoria, que representa trabalhadores de São José dos Campos e região, e percorrerão as ruas do centro daquela cidade.

Eles querem divulgar aos moradores do município a intenção da GM de realizar uma dispensa em massa. Hoje há 779 funcionários da GM em lay-off. O prazo para resolver a questão das demissões termina em 26 de janeiro. Nesta quinta-feira, dia 6, o sindicato e a montadora se reúnem novamente. “Queremos mostrar que a GM não tem motivos para realizar demissões em São José”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros.

A dispensa afetaria os trabalhadores do setor que deixou de montar este ano os modelos Corsa, Meriva e Zafira e atualmente produz o sedã Classic. A GM, contudo, não depende da unidade para a fabricação desse veículo, que também é feito em São Caetano do Sul (SP) e em Rosário, na Argentina.

Fonte: Automotive Business