Medo do desemprego cai no país, aponta pesquisa da CNI

Índice caiu de 75,3 pontos em setembro para 74,5 pontos em dezembro. Para CNI, PIB fraco não afetou receio sobre a manutenção do emprego

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quarta-feira (19) que o Índice de Medo do Desemprego (IMD) somou 74,5 pontos em dezembro, uma queda de 1,1% na comparação com setembro – quando o último levantamento foi feito. Na comparação com dezembro de 2011, o indicador recuou 2,6%.

Segundo a CNI, o fraco desempenho da economia não afetou o receio do brasileiro sobre a manutenção do emprego.

“A economia, que se comporta melhor do que no primeiro semestre, está desacelerada, mas isso não está afetando a população”, avaliou o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. Segundo ele, o fraco desempenho da atividade econômica, apesar de haver melhorado em relação ao primeiro semestre, atingiu principalmente as empresas industriais, não sendo sentido pela população, pois o emprego continua preservado.

A pesquisa aponta que a redução do temor sobre a preservação do emprego não foi comum a todas as regiões. O IMD recuou no Norte, no Centro-Oeste e no Sul em relação a setembro, mas aumentou no Nordeste e no Sudeste. Mesmo se elevando no Sudeste, foi nesta região que o IMD registrou o menor nível, com 72,2 pontos.

Apesar do menor receio sobre a manutenção do emprego, o Índice de Satisfação com a Vida (ISV), também medido pela pesquisa, recuou 0,7% em dezembro comparativamente a setembro, atingindo 105,3 pontos, nível igual ao de dezembro de 2011.

O ISV teve a maior queda no Sul, no Norte e no Centro-Oeste, com variações negativas de 3,5% e 2,4%, respectivamente, mantendo-se estável no Sudeste e registrando pequeno aumento no Nordeste, de 104,4 pontos em setembro para 105 pontos em dezembro.

Para Fonseca, não há necessariamente ligação entre o medo do desemprego e a satisfação com a vida. “Um índice não é o espelho do outro, o que pode ocorrer apenas no longo prazo. A pessoa pode não ter receio de perder o emprego e estar insatisfeita com o salário,  por exemplo”, afirma.

A pesquisa  Termômetros da Sociedade Brasileira foi realizada pelo Ibope Inteligência com 2002 pessoas entre 6 e 9 de dezembro em 142 municípios.

Fonte: G1.com