SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

Curso de qualificação capacita 1.450 trabalhadores metalúrgicos

A capacitação profissional acontece há mais de duas décadas

Alunos de cinco cursos oferecidos ao longo deste ano pelo Sindicato, em parceria com o Senai, se formaram na noite desta quarta-feira (19) na Regional Diadema. No total, 1.450 pessoas receberam o diploma pela conclusão nos cursos gratuitos de Matemática Aplicada à Mecânica, Inspetor de Qualidade, Desenho Mecânico, Eletricista Instalador e Comandos Elétricos.

A capacitação profissional acontece há mais de duas décadas e é voltada tanto para os sócios do Sindicato e seus dependentes, como para filiados a outros sindicatos e trabalhadores desempregados em busca de qualificação. A duração das aulas varia entre dois e seis meses, de acordo com o curso escolhido. De terça a sexta-feira, o aluno tem acesso às disciplinas técnicas e, às segundas, o sindicato é responsável pelas aulas de atividade sindical e cidadania.

O diretor execeutivo do Sindicato, Moisés Selerges, ressaltou que a procura pelos cursos é grande e já existem conversas para que a parceria seja ampliada em breve. “Hoje a capacitação profissional é fundamental e os trabalhadores sabem bem disso. O Sindicato vem discutindo com o Senai para tentar estender essa parceria e esperamos ter alguma novidade no ano que vem”, adiantou o sindicalista, destacando que a grande curricular dos cursos é elaborada de acordo com a demanda do mercado de trabalho do ABCD.

Nanci da Silva Nascimento, 30 anos, aproveitou 2012 para melhorar o currículo e concluiu os módulos de Inspetor de Qualidade, Matemática aplicada à Mecânica e Desenho Mecânico. “Sou metalúrgica e gostei de todos os cursos que fiz porque envolvem a área produtiva”, disse. Patricia Maria da Silva, 25 anos, se formou em Desenho Mecânico e conta que gostou das aulas de cidadania. “Aprendi bastante sobre os meus deveres e os direitos”.

Daniel Silva dos Anjos, 28 anos, concluiu as aulas de Eletricista e pretende se inscrever para as aulas de Comandos Elétricos em 2013. “Tenho muito interesse nesta área e quero fazer todos os cursos que tiverem alguma relação com esse setor. Minha expectativa agora é conseguir atuar com manutenção elétrica”, afirmou.

As inscrições para as próximas turmas acontecem em 23, 24 e 25 de janeiro e é preciso passar por testes específicos aplicados pelo Senai. As aulas acontecem na Regional Diadema, que fica na avenida Encarnação, 290, Bairro Piraporinha. Mais informações pelo telefone 4061-1048.

Fonte: Mundo Sindical

Deixe um comentário