Confiança da indústria sobe 1,4% em agosto, diz FGV

Índice de confiança atingiu o seu maior nível desde julho do ano passado

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) voltou a melhorar em agosto e atingiu os 104,1 pontos, uma alta de 1,4% na comparação com os 102,7 pontos de julho, conforme informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (27). No mês passado, o ICI havia recuado 0,5% sobre junho.

Com o resultado, o índice de confiança atingiu o seu maior nível desde julho do ano passado, quando registrou 105,0 pontos. Na comparação com agosto do ano passado o ICI apresentou alta, também de 1,4%.

Em julho, na comparação com o mesmo mês de 2011, o índice havia apresentado queda de 2,0%. De acordo com a FGV, no entanto, apesar do aumento registrado em agosto o ICI permanece abaixo da média histórica recente, de 105,5 pontos.

O indicador que mede o grau de otimismo com as perspectivas dos negócios nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a alta do IE, com avanço de 2,2% frente a julho, ao passar para 143,2 pontos. A proporção de empresas que esperam a melhora dos negócios aumentou de 48,8% para 51,9%, enquanto as que preveem a piora se manteve em 8,7%.

O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria cresceu de 83,7% para 84,0% na passagem de julho para o mês de agosto, na série com ajuste sazonal.

Fonte: G1.com