Bovespa fecha em alta nesta quinta-feira, após ata do Fed

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quinta-feira (19), seguindo o viés positivo de pregões no exterior, ainda sob efeito da sinalização do Federal Reserve na véspera de que elevará os juros nos Estados Unidos em dezembro, mas de forma cautelosa.

Também repercutiu positivamente na bolsa paulista a manutenção de vários vetos presidenciais a medidas com impacto nas contas públicas e o envio pelo governo de adendo ao projeto do Orçamento de 2016 prevendo a volta da CPMF. O Ibovespa, principal indicador de ações da bolsa, subiu 1,48%, aos 48.138 pontos.

Veja a cotação.

Na semana, o índice subiu 3,48%, enquanto o mês teve alta de 4,94%. O ano acumula queda de 3,73%. O volume financeiro somou R$ 6,29 bilhões nesta véspera de feriado na capital paulista, assim como em outras cidades brasileiras, em razão do Dia da Consciência Negra. Para o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, a clima político desanuviou nessa semana, mas ele se disse cético sobre a aprovação da CPMF, pois as vitórias do governo federal demonstraram a fragilidade da base aliada. No exterior, ainda repercutia a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, que disse que “a maioria” dos participantes sentia que as condições para o aumento de juros “podem muito bem serem atendidas até a próxima reunião”. “Apesar de sinalizar o início do aumento da taxa básica de juros em dezembro, passou uma mensagem de gradualismo que agradou aos agentes”, disse Barbosa à Reuters.