Após reunião sindical, Volkswagen não chega a acordo com operários no PR

A primeira reunião entre a Volkswagen e o sindicato dos metalúrgicos para discutir o reajuste salarial dos operários da montadora em São José dos Pinhais, no Paraná, terminou ontem sem resolução.

A Volkswagen é a única montadora na região que ainda não fechou acordo trabalhista neste ano.

No encontro de ontem foi definida uma agenda de negociações, com vista a um acordo até o dia 5 de setembro, quando as partes têm nova reunião prevista. Antes disso, outra reunião está marcada para a próxima quinta-feira (dia 30 de agosto), conforme informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

A entidade prevê assembleias informativas na porta da fábrica na terça-feira e no dia 4 de setembro para colocar os trabalhadores a par das negociações. A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais emprega 3.600 operários e produz 870 automóveis por dia dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf.

Os metalúrgicos ainda não fixaram um valor na campanha salarial, mas pedem um acordo compatível aos fechados na região com a Renault e a Volvo.

Nas duas montadoras, houve aumento real (além da inflação) de 3% no salário da data-base de 2012. Fora isso, os metalúrgicos da Volvo, que produz caminhões em Curitiba, conseguiram um pacote de R$ 25 mil entre abono salarial e PLR (participação nos lucros e resultados). Na Renault, também instalada em São José dos Pinhais, o abono foi de R$ 5.500 e o PLR, de R$ 15 mil.

Fonte: Folha.com