Aneel realiza nesta quarta leilão de transmissão de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza nesta quarta-feira (18) leilão para novos empreendimentos de transmissão de energia. A disputa está marcada para as 10h, na BM&FBovespa, em São Paulo.

Ao todo, serão oferecidos 12 lotes que contêm aproximadamente 4.600 quilômetros (km) de linhas de transmissão e 9.700 megavolt-ampère (MVA) de potência em subestações.A Aneel prevê investimentos da ordem de R$ 7,5 bilhões com os novos projetos previstos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Pelas regras do edital, as instalações deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da data de assinatura dos contratos de concessão.

A soma das Receitas Anuais Permitidas (RAP) máximas dos 12 lotes é de R$ 1,3 bilhão. A chamada RAP começa a ser paga à transmissora, pela prestação do serviço público aos usuários, a partir da entrada em operação comercial das instalações. O concessionário vencedor terá direito ao recebimento da RAP por 30 anos.

No último leilão de transmissão, realizado em agosto, o deságio médio (desconto em relação ao teto fixado pelo edital) ficou em apenas 2,04%.