SindMetal - GO
26 de novembro de 2014.
Tamanho fonte: A+ A-

Saiba o que é o prêmio por assiduidade e pontualidade

O Prêmio por Assiduidade e Pontualidade é um benefício garantido pelo SindMetal-GO em Convenção Coletiva de Trabalho para os trabalhadores da categoria. Esse prêmio que é dado para os funcionários que cumprem, de forma correta, a jornada de trabalho e não faltam durante o mês. Para esclarecer mais sobre o assunto, que gera muitas duvidas para os trabalhadores, o SindMetal-GO responde as perguntas mais freqüentes.

O Trabalhador deve registrar seu ponto corretamente para ter direito ao prêmio de assiduidade e pontualidade

O que é assiduidade e pontualidade?

Assiduidade é a frequência durante o mês de trabalho. Pessoas que não faltam ao trabalho são assíduas.
Pontualidade é o cumprimento correto da sua carga horária de trabalho, sem atrasos.

Quem tem direito ao Prêmio por Assiduidade e Pontualidade?

O Prêmio por Assiduidade e Pontualidade é garantido em Convenção coletiva de Trabalho. Graças às lutas do SindMetal-GO, todos os trabalhadores da categoria, que cumprem corretamente seu horário de trabalho em não faltam no mês de trabalho corrente, recebem o bônus.

O trabalhador que apresenta falta justificada tem direito ao Prêmio por Assiduidade e Pontualidade?

Não. Só recebem o Prêmio de Assiduidade e Pontualidade, aqueles trabalhadores que não tiveram nenhuma falta durante o mês e cumpriram corretamente a sua carga horária.

Mas, e quando o trabalhador falta por motivos de doença e apresente o atestado médico?

Mesmo assim o trabalhador não tem direito ao prêmio. A lei é clara e garante o benefício para aqueles que são totalmente assíduos e pontuais, independente do motivo.

Quais as faltas que são abonadas e não perdem o direito do prêmio?

São as faltas que estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São abonadas as faltas decorrentes do casamento (três dias corridos) e a de doação de sangue (1 dia a cada 12 meses).

Quando a empresa não registra o ponto do empregado, ela é obrigada a pagar o prêmio?

Sim. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, aquelas empresas que não fazem registro de horário dos empregados são obrigadas a pagar o valor referente ao prêmio.

Assista a uma reportagem da TV SindMetal sobre o Prêmio por Assiduidade e Pontualidade: