SindMetal - GO
16 de abril de 2014.
Tamanho fonte: A+ A-

História

Estrutura

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Goiânia (SindMetal-GO) foi fundado em 1972. Desde então, a entidade tem crescido continuamente, sempre guiada pelo forte desejo de levar liberdade e organização aos trabalhadores. 

As atividades do Sindicato foram iniciadas com poucos recursos, em um pequeno espaço cedido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Fitieg). A sede ficava na Avenida Tocantins, esquina com Rua 4, no centro de Goiânia. Veja o endereço no mapa abaixo:

Em 1985, o governador Irapuan Costa Júnior, doou um terreno de 1200 m² no Setor Bela Vista para o SindMetal-GO. No local, a diretoria da entidade construiu o Ginásio de Esportes “O Metalúrgico”.

Mas, em 1987, um incêndio acidental destruiu toda a sede do Sindicato. Por isso, o ginásio de esportes foi vendido e um novo terreno foi comprado para a construção de uma nova sede — que foi inaugurada em 1989.

Assim, após várias obras de reforma e ampliação, o SindMetal-GO possui hoje uma área quase duas vezes maior do que a original. Veja onde a sede do SindMetal-GO está localizada:


Assistência

Assim como na época da fundação, os investimentos em assistência jurídica, médica e odontológica são prioridades no SindMetal-GO. Por isso, serviços gratuitos são oferecidos diariamente na sede e na rede conveniada ao Sindicato.

Médica atende filha de trabalhador metalúrgico

Atualmente, o SindMetal-GO é referência em assistencialismo à categoria no Brasil, oferecendo verdadeiras melhorias nas condições de vida dos representados.

 

Luta e Representação

O SindMetal-GO sempre busca ouvir e lutar pelas interesses dos trabalhadores da categoria. Por isso, campanhas salariais e negociações coletivas são prioridades da entidade.

Desta forma, após a fundação do Sindicato, muitos trabalhadores de outras cidades começaram a vir à sede da entidade em busca de apoio. Assim, no ano de 1978, a base de atuação do SindMetal-GO foi estendida para mais sete municípios:

Aparecida de Goiânia;

Guapó;

Goianápolis;

Trindade;

Nerópolis;

Goianira;

Leopoldo de Bulhões;

Inhumas.

O SindMetal-GO acredita na negociação direta com os patrões para conquistar melhores condições de trabalho e repor perdas salariais. Mas, quando o diálogo não resulta em benefícios para a categoria, a diretoria da entidade está preparada para agir por outros meios.

Greve de trabalhadores metalúrgicos de Goiânia

Em 2009, os metalúrgicos realizaram uma Greve Geral de dezessete dias, de forma totalmente legal, demonstrando o grande poder de organização da categoria. O resultado foi um aumento real de salários, acima da inflação, em plena crise econômica internacional. 

 

Educação

 

Para o SindMetal-GO, acreditar é investir. Por isso, a diretoria criou um ousado projeto de educação, baseado nos princípios do pedagogo Paulo Freire. Assim, um trabalho de conscientização foi iniciado para valorizar as experiências dos representados, por meio de uma educação popular. Hoje, o projeto já cruzou décadas e tem projeção nacional.

Atualmente, o SindMetal-GO investe em três linhas principais de Educação:

Qualificação profissional;

Formação Sindical;

Informação sobre Legislação Trabalhista. 

Roberto Ferreira, presidente do SindMetal-GO, criou o lema que guia a entidade. “Mudamos o Brasil pela educação ou nada se muda neste País”.

 

Saúde e Segurança

O SindMetal-GO sempre busca o bem-estar de seus representados. Um fato que demonstra essa preocupação ocorreu no início da década de 80. Na época, a Delegacia Regional do Trabalho (atual Superintendência Regional do Trabalho) paralisou o programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Para suprir a deficiência deixada pelo governo, o SindMetal-GO encarou o desafio de levar informações sobre saúde e segurança do trabalho aos seus representados. Assim, foi realizada a 1ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica (SPAT) — uma iniciativa pioneira e única no Brasil.

Desde então, o evento ocorre anualmente, levando conhecimento a centenas de trabalhadores. A cada edição, a diretoria do SindMetal-GO traz convidados de grande renome nacional para palestrar e debater temas ligados à saúde e segurança do trabalho. 

Já são 25 anos de inovação, preservando vidas e semeando histórias. O resultado é a satisfação dos trabalhadores e a certeza de que a missão de informar e prevenir é cumprida com eficiência.

 

Projeto para o Sindicalismo Brasileiro

O Projeto para o Sindicalismo Brasileiro é um plano global de trabalho. Ele foi criado a partir das experiências que a diretoria da entidade adquiriu, lutando em favor da categoria e administrando os recursos disponíveis. Com esse planejamento, o Sindicato pode gerenciar suas ações e trazer excelência de atendimento aos trabalhadores.

Uma das bases para a formação do Projeto para o Sindicalismo Brasileiro foram as atividades internacionais do SindMetal-GO. Desde 1975, a diretoria participa efetivamente de congressos e seminários sobre sindicalismo e trabalho em vários países, como Estados Unidos, Portugal e Venezuela. 

A partir das indicações do Projeto para o Sindicalismo Brasileiro, a diretoria do SindMetal-GO fez grandes investimentos para a Comunicação Social da entidade. Desta forma, toda a identidade visual (logomarca, banners, jornais, etc) do Sindicato foi reformulada; novos veículos de comunicação foram criados; e novos departamentos foram estruturados para levar informação de qualidade ao metalúrgico.

Últimas do SindMetal