SindMetal - GO
23 de setembro de 2014.
Tamanho fonte: A+ A-

Entenda os vários tipos de demissão

Demissão é o ato de parar de trabalhar, e pode ser feito a pedido do empregado ou pelo patrão, seja por carta de demissão ou por justa causa. 

Pedido de demissão

No caso de trabalhador pedir para sair do emprego, ele deve dar o aviso prévio, ou seja, avisar ao empregador que deixará de trabalhar. Nesta hipótese, o empregado tem direito a receber o saldo de salário, 13º e férias proporcionais.

Carta de demissão

Se o patrão manda o funcionário embora, também deve ser dado o aviso prévio. Se o aviso prévio não for cumprido, o trabalhador deve ser indenizado no valor do salário. Por carta de demissão, o trabalhador tem direito a receber saldo de salário, 13º proporcional, férias proporcionais e férias vencidas, se houver.

Demissão por justa causa

A justa causa é a máxima punição dada ao trabalhador, prevista em lei. Quando o empregador demite o funcionário, através de justificativa, o trabalhador não tem direito a receber nada, nem aviso prévio.

Motivos para justa causa

Algumas situações que caracterizam justa causa são: furto, abandono de emprego, prisão do empregado, má conduta, negligência, etc. Dependendo da empresa, o descumprimento de algum item de seu estatuto também pode caracterizar justa causa.

 

Para esclarecer outras dúvidas, agende uma consulta gratuita com os advogados do SindMetal-GO.

 

Veja também:

>> Como funciona o Banco de Horas?

>> Entenda o que são Férias Coletivas

>> Conheça os convênios oferecidos pelo SindMetal-GO

Últimas do SindMetal

Deixe sua mensagem: