Trabalhou em 2018? Veja se você pode receber o abono do PIS/Pasep

Começa nesta quinta-feira (25) o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou com carteira assinada em 2018.

O PIS (para funcionários de empresas privadas) estará liberado para quem nasceu no mês de julho. O Pasep (servidores públicos) estará disponível para funcionários com final de inscrição zero.

O calendário de saques segue o mês de nascimento dos beneficiários do PIS e o número de inscrição no Pasep.

A liberação seguinte será em 15 de agosto para quem nasceu em agosto (PIS) ou para quem tem final de inscrição 1 (veja calendário mais abaixo).

Não é obrigatório tirar o dinheiro já. O saque pode ser feito até 30 de junho de 2020.

O valor pago é de até um salário mínimo (R$ 998 em 2019) e varia de acordo com o tempo trabalhado. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do mínimo. Os valores são arredondados para cima. Quem trabalhou por um mês, por exemplo, teria direito a R$ 83,17 de abono. Com o arredondamento, o trabalhador recebe R$ 84.

Como o salário mínimo costuma ser reajustado anualmente, os trabalhadores que, conforme o calendário, só puderem sacar o abono no ano que vem poderão receber valores diferentes.

Tem direito quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2018, entre outras situações (veja a lista completa mais abaixo).

Quem perder o prazo de 30 de junho de 2020 perde também o benefício, que vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Fonte: UOL