“Solte a voz, é na alma que dói metalúrgico”

Com foco na proteção e orientação do trabalhador metalúrgico, 29ª SPAT atinge seu ápice revelando o que acontece no chão de fábrica

Na quinta-feira (17) a 29ª SPAT Metalúrgica se tornou um fórum legítimo de denúncias e manifestações contra as arbitrariedades e a falta de condições de trabalho que as empresas do setor metalúrgico, mecânico e de material elétrico de Goiânia e região metropolitana submetem seus empregados. “Solte a voz, é na alma que dói metalúrgico”, foi o tema da mesa redonda pelo presidente do SindMetal-GO e assessorias da entidade.

Representantes do SindMetal-GO participaram de mesa redonda nesta quinta-feira na SPAT 2013

São inúmeras as irregularidades que ocorrem no interior das empresas que envolvem assédio moral no trabalho e doenças mentais, além dos altos riscos de acidentes que rondam o ambiente precarizado pelo descaso dos proprietários das empresas. Não bastasse é rotina em boa parte das indústrias do setor o descumprimento dos direitos garantidos na Convenção e nos Acordos Coletivos que anualmente é são celebrados com o Sindicato Patronal (Simelgo).

As denúncias anunciadas pessoalmente pela presidência causaram um clima de indignação e revolta entre os participantes. “Eu não tenho medo de denunciar, porque a denúncia tem que existir para que a gente possa melhorar, até mesmo porque as denúncias são verdadeiras. Temos que buscar melhorias dentro da empresa e fora dela para que possamos alcançar nossos objetivos com segurança”, diz Simone Brandão, trabalhadora da categoria.

O presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira afirmou que o debate desta quinta-feira foi o ápice da 29ª Semana de Prevenção de Acidentes da Área Metalúrgica. “Resolvemos soltar o verbo para que os trabalhadores não continuem sendo enganados e correndo riscos de morte no trabalho. Não podemos permitir que os abusos e as humilhações feitas com os trabalhadores fiquem encubadas no casulo da ganância do poder econômico, o SindMetal-GO continuará sendo o instrumento das denúncias dessa situação doa em quem doer”, ressalta.

E para encerrar a 29ª SPAT Metalúrgica com chave-de-ouro, a última palestra será sobre Saúde e segurança no trabalho com o tema: “Você também é responsável pela segurança no trabalho”, com o conferencista Deodato Ferreira.