SindMetal-GO promove Sipat com 80 trabalhadores da Atlas Schindler em Goiânia

O SindMetal-GO participou na última quarta-feira (9), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) na empresa Atlas Schindler Elevadores com uma palestra da advogada e assessora jurídica do sindicato, Maria Eugênia. Cerca de 80 trabalhadores compareceram ao evento.

Com o tema “Previdência social: reflexo no ambiente laboral”, a advogada Maria Eugênia explicou as mudanças radicais que podem acontecer aos trabalhadores caso a proposta da Reforma da Previdência seja aprovada no Senado e sancionada pelo Governo Federal.

Segundo a advogada, um dos retrocessos são os obstáculos colocados pela proposta entre o trabalhador a justiça do trabalho. Os processos serão onerosos para o bolso daquele funcionário que recorrer ao tribunal em busca dos seus direitos.

Outro ponto negativo é a redução da responsabilidade do Estado nos casos de afastamento por doença ou acidente. Atualmente, o trabalhador de licença recebe auxílio do INSS. Com a proposta de instalação de um regime de capitalização, as pessoas podem ter que contratar um seguro particular para poder conseguir ter acesso a esse benefício.

Encontros como essa Sipat na Atlas Schindler servem para o SindMetal-GO levar informações aos funcionários. Antevendo que novos arranjos sejam feitos para retirada de ainda mais direitos dos trabalhadores, o sindicato ainda chama atenção para a necessidade de mobilização pela defesa da dignidade e direitos da categoria trabalhadora brasileira.

SIPAT ATLAS SCHINDLER