O número de acordos coletivos deste ano superou o da greve de 2009, ano em que a categoria teve mais acordos firmados
Já chega a 26 o número de acordos coletivos firmados pelo SindMetal-GO em 2013. O último foi fechado hoje, 26 de junho, com a empresa Tendas El Shaddai no qual os trabalhadores aprovaram o aumento salarial.
Trabalhadores da El Shaddai aprovam acordo coletivo
Esse número de Acordos fechados já é recorde, pois em 2009, ano em que ocorreu a última greve da categoria, foram fechados 24 acordos. Esse resultado é devido a falta de diálogo do sindicato patronal (SIMELGO) que não quer negociar.
O impasse ocorre desde janeiro, quando o patronal recebeu a pauta para as negociações. De lá pra cá, poucos avanços ocorreram, mesmo com a data base vencida desde 1º de abril.
Como os patrões estão receosos com as paralisações realizadas pela categoria, eles preferem não depender do SIMELGO e parar de acumular encargos sociais, optando negociar direto com o SindMetal-GO e firmar o acordo.
Trabalhadores na porta da empresa aguardando a negociação dos patrões com o SindMetal-GO
Para o presidente do SindMetal-GO, o recorde de acordos firmados é prova de que o movimento grevista está sendo válido. “Isso é sinal de que o SindMetal-GO está no caminho certo e estamos prestes a alcançar mais uma vitória contra o SIMELGO”, diz.
>> Três novos acordos fecham o 22º dia de greve geral da categoria
>> SindMetal-GO firma acordo coletivo para trabalhadores da Atual Móveis Hospitalares