SindMetal-GO completa 47 anos lutando para garantir a dignidade dos trabalhadores em Goiás

Apesar do ano de 2019 ter sido um ano complicado, o SindMetal-GO faz questão de celebrar o seu quadragésimo sétimo aniversário nesse 13 de dezembro. São quase cinco décadas de uma trajetória de luta em defesa dos trabalhadores de Goiás.

São milhares que saem das suas casas todos os dias, arriscando suas vidas entre máquinas pesadas e componentes químicos para garantir os sustentos de suas famílias. Nesse ano de 2019, os sindicatos foram perseguidos, ameaçados e mesmo sofrendo duros golpes, se manteve resiliente para continuar batalhando pela defesa dos que trabalham nas indústrias.

Em janeiro de 2019, o SindMetal-GO insistiu durante meses nas negociações com o sindicato patronal e conseguiu aumento salarial de 4,68% para os trabalhadores metalúrgicos. Além disso, o presidente convocou assembleias para fechar Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) em várias empresas, garantindo o aumento real no pagamento de funcionários.

Outra conquista importante desse ano foi o fechamento da Convenção Coletiva com o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Goiás (Sindirepa), que garantiu benefícios exclusivos aos associados SindMetal-GO.

Ainda em 2019, o jurídico do sindicato finalizou um processo que há anos se arrastava pelos tribunais. A justiça determinou que 380 empregados da Joule Engenharia LTDA recebessem indenização substitutiva ao café da manhã e ao lanche da tarde previsto em norma coletiva de trabalho descumprida pela empresa durante cinco anos. A ação coletiva foi proposta pelo SindMetal-GO.

É com muito orgulho que todos os dias a diretoria do SindMetal-GO vão até as empresas, atendem os associados e se dedicam arduamente nesse trabalho tão especial. A conquista do sindicato é garantir a dignidade da classe trabalhadora!