SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

SindMetal-GO alerta trabalhadores para prescrição do FGTS

A equipe jurídica do SindMetal-GO alerta os trabalhadores para que confiram se o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está sendo depositado. Infelizmente, alguns patrões burlam as leis e não depositam a quantia corretamente. Quando isso acontece, o trabalhador só fica sabendo da irregularidade após deixar a empresa.

O SindMetal-GO recomenda que os trabalhadores procurem uma agência da Caixa Econômica Federal e confira no extrato a regularidade de depósitos do FGTS.

A advogada do SindMetal-GO, Maria Eugênia, esclarece que os trabalhadores que constatarem atrasos nos seus depósitos fundiários deverão procurar o sindicato, pois existem remédios jurídicos consistentes em ações individuais ou coletivas a serem propostas para cobrar essa quantia em atraso.

É importante ressaltar que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) mudou o prazo para propositura dessas ações. Antes, era possível cobrar judicialmente ações com até 30 anos de atraso. Com a nova decisão do STF, o prazo será de apenas 5 anos. Sendo que, os atrasos superiores, não serão passiveis de serem cobrados.

A mudança vai passar a valer a partir do dia 13 de novembro de 2019. Por isso, é importante que os trabalhadores confiram os seus depósitos fundiários para que, se houver irregularidades, os advogados possam acionar a justiça o quanto antes e não deixar os trabalhadores ficarem em prejuízo.

Deixe um comentário