Simelgo leva negociações na brincadeira e irrita membros da comissão

17/03/2016

Na segunda rodada de negociações para renovação da convenção coletiva da categoria metalúrgica para o ano 2016/2017, realizada nesta quarta-feira, 16 de março, o Simelgo (sindicato patronal) apresentou uma contraproposta de apenas 60% da inflação acumulada medida pelo INPC. Irritados, os membros da comissão negociadora do SindMetal-GO consideraram a atitude uma falta de respeito aos trabalhadores.

A contraproposta do Simelgo irritou a comissão negociadora do SindMetal-GO

O presidente da entidade laboral, Eugênio Francisco, lembrou que no histórico das negociações entre os dois sindicatos nunca houve convenção fechada com índice de aumento salarial abaixo da inflação. Os próprios empresários admitiram a argumentação, mas alegaram que o atual cenário econômico do País dificulta a continuidade dessa tradição.

Os empresários “pediram um tempo” nas negociações, o que colocou mais lenha na fogueira

Diante da negativa do SindMetal-GO, a reunião foi suspensa. Os patrões propuseram “dar um tempo” nas negociações até que a crise política em Brasília fosse resolvida, o que colocou mais lenha na fogueira. Ao final, o sindicato patronal se comprometeu a apresentar um novo índice, no mais tardar até a tarde da sexta-feira, 18 de março.