Saiba o que é o prêmio por assiduidade e pontualidade

Benefício é garantido pelo SindMetal-GO em Convenção Coletiva para os trabalhadores da categoria

O Prêmio por Assiduidade e Pontualidade é um benefício garantido pelo SindMetal-GO em Convenção Coletiva de Trabalho para os trabalhadores da categoria. Esse prêmio que é dado para os funcionários que cumprem, de forma correta, a jornada de trabalho e não faltam durante o mês. Para esclarecer mais sobre o assunto, que gera muitas duvidas para os trabalhadores, o SindMetal-GO responde as perguntas mais freqüentes.O Trabalhador deve registrar seu ponto corretamente para ter direito ao prêmio de assiduidade e pontualidade

O que é assiduidade e pontualidade?

Assiduidade é a frequência durante o mês de trabalho. Pessoas que não faltam ao trabalho são assíduas.
Pontualidade é o cumprimento correto da sua carga horária de trabalho, sem atrasos.

Quem tem direito ao Prêmio por Assiduidade e Pontualidade?

O Prêmio por Assiduidade e Pontualidade é garantido em Convenção coletiva de Trabalho. Graças às lutas do SindMetal-GO, todos os trabalhadores da categoria, que cumprem corretamente seu horário de trabalho em não faltam no mês de trabalho corrente, recebem o bônus.

O trabalhador que apresenta falta justificada tem direito ao Prêmio por Assiduidade e Pontualidade?

Não. Só recebem o Prêmio de Assiduidade e Pontualidade, aqueles trabalhadores que não tiveram nenhuma falta durante o mês e cumpriram corretamente a sua carga horária.

Mas, e quando o trabalhador falta por motivos de doença e apresente o atestado médico?

Mesmo assim o trabalhador não tem direito ao prêmio. A lei é clara e garante o benefício para aqueles que são totalmente assíduos e pontuais, independente do motivo.

Quais as faltas que são abonadas e não perdem o direito do prêmio de assiduidade?

São as faltas que estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São abonadas as faltas decorrentes do casamento (três dias corridos) e a de doação de sangue (1 dia a cada 12 meses).

Quando a empresa não registra o ponto do empregado, ela é obrigada a pagar o prêmio?

Sim. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, aquelas empresas que não fazem registro de horário dos empregados são obrigadas a pagar o valor referente ao prêmio.

Assista a uma reportagem da TV SindMetal sobre o Prêmio por Assiduidade e Pontualidade:

>> Saiba mais sobre o FGTS

>> O que é a Convenção Coletiva de Trabalho

>> Entenda o que é a Campanha Salarial

Fonte: Assessoria de Comunicação do SindMetal-GO

1 comentário em “Saiba o que é o prêmio por assiduidade e pontualidade”

1. Gostaria de tirar uma dúvida, um dia precisei sair mais cedo do trabalho, pois eu estava com muita dor no pé. Saí uns 30 minutos antes do meu horário, no dia seguinte apreaentei atestado comprovando de que realmente sai cedo para ir ao médico. No dia do pagamento a patroa descontou a gratificação, isso está certo?