Professores goianos criticam piso que será votado esta semana pela Assembleia

A Assembleia Legislativa de Goiás deve votar esta semana o projeto de lei que propõe o pagamento do piso salarial nacional para os professores goianos. A matéria será analisada pela Comissão de Constituição de Justiça da Casa antes de ser encaminhada para votação no plenário. O índice previsto de reajuste é de 13,1%.

Mas a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás, Bia de Lima, destaca que a proposta não atende os servidores. “Não concordamos com a proposta do governo. Nós estamos desde o início do ano buscando o diálogo, mas não foi atendido”, afirmou ao portal Diário de Goiás.

Modificações

O projeto do governo prevê duas datas-bases diferentes, de acordo com o cargo exercido pelo profissional da categoria.  Professor P-I, P-II e Professor Assistente A, B, C e D teriam a data-base em 1° de janeiro de 2015, com a garantia de pagamento retroativo. Já os cargos de P-III e P-IV, a partir de 1° de agosto de 2015.

No entanto, o deputado estadual Luís César Bueno criou uma emenda que altera o projeto original. A matéria que será votada em Goiás estipula o dia 1° de janeiro como data-base para todos os cargos da categoria.