Produção de veículos no Brasil tem pior índice desde 2005

Dados divulgados pela Associação de Fabricantes de Veículos (Anfavea) nesta segunda-feira, 8 de junho, revelam que a produção de veículos no Brasil caiu 25,3% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2014. Foram montadas 210,1 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em abril, o montante chegou a 217,6 mil, o que resulta em uma queda de 3,4%. O montante produzido em 2015 até maio é o menor para o período em oito anos.

A crise no setor não é novidade para os trabalhadores metalúrgicos das principais montadoras do país. Desde o início do ano, a categoria tem sido a mais prejudicada. Em maio de 2014, 152,3 mil pessoas trabalhavam na indústria. Depois de um ano, o montante caiu para 138,2 mil – uma queda de 9,2%. De janeiro a maio deste ano, foram fechadas cerca de seis mil vagas. Cerca de 25 mil empregados ligados a montadoras estão de férias coletivas.

O SindMetal-GO tem acompanhado a situação dos companheiros por todo o país. No mês de maio, a diretoria da entidade foi até Caldas Novas para participar do 1º Encontro das Montadoras, que reuniu dirigentes sindicais de todo o país para estudar o cenário automotivo atual e planejar novas saídas para enfrentar a crise do setor. A reportagem do programa “Metalúrgicos em Ação” da TV SindMetal cobriu o evento.

Deixe um comentário