Processo de insalubridade na Perfinasa aguarda perícia

Tramitando na 9ª Vara do Trabalho de Goiânia desde o mês de junho de 2014, a ação coletiva proposta pelo SindMetal-GO contra a empresa Perfilados e Ferros Nossa Senhora Aparecida Ltda. – Perfinasa para apurar se existe ou não ambientes insalubres, encontra-se em fase de espera dos trabalhos de um perito que será indicado pela justiça.

Além do pagamento do adicional de insalubridade e seus reflexos, o sindicato pede também o fornecimento por parte da empresa do  PPP, Perfil Profissiográfico Previdenciário de todos os empregados que trabalham e que já trabalharam na Perfinasa. Dessa maneira, os trabalhadores poderão requerer aposentadoria especial com tempo de serviço e de contribuição reduzido devido à exposição de riscos.

A ação coletiva abrange todos os empregados, inclusive aqueles que saíram da empresa e tiveram os seus contratos de trabalho rescindidos até 02 (dois) anos. Caso seja constatada a existência de agentes insalubres e nocivos à saúde dos trabalhadores, a empresa terá que pagar o adicional de insalubridade de acordo com o grau de risco da função de forma indenizada e retroativa aos últimos 05 (cinco) anos de vigência dos contratos de trabalho de seus empregados.

Segundo a advogada que atua no processo, Dra. Maria Eugênia Neves Santana, o prejuízo para os trabalhadores não é só financeiro. “Vários já apresentam queixas de surdez, problemas respiratórios, entre outros. São danos que o dinheiro não recupera, sem falar no preço das consultas” afirma. A advogada ressalta ainda que é uma maneira de o sindicato dar respaldo maior à categoria e protegê-los.