Presidente do SindMetal-GO completa 30 anos à frente da entidade

Uma homenagem foi preparada pela equipe do SindMetal-GO para prestigiar Roberto Ferreira

O presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, completou na última semana, 30 anos à frente da diretoria do Sindmetal-GO. Durante essas três décadas, Roberto Ferreira adquiriu muita experiência no mundo sindical e, por várias vezes, sacrificou sua vida familiar para ir à luta por melhores condições de trabalho e benefícios para os trabalhadores da categoria.

E como forma de reconhecer o trabalho realizado por esse dirigente que não mede esforços em prol dos metalúrgicos de Goiânia e Região, os colaboradores do SindMetal-GO, no dia 23 de março de 2012, prepararam uma homenagem em comemoração a essa data histórica.

Roberto Ferreira comemora 30 anos frente à diretoria do SindMetal-GO

Uma confraternização foi elaborada com muito carinho pela equipe do SindMetal-GO para celebrar esse momento tão especial. E para isso, foram convidados os familiares e amigos de Roberto que conheceram e acompanham o seu trabalho de esforço e dedicação.

Estiveram presentes na homenagem representantes de outras entidades sindicais, o deputado federal João Campos, além da família de Roberto que se deslocou do interior do estado, exclusivamente, para abraçar o presidente.

Amigos de Roberto Ferreira prestigiaram o dirigente sindical

Outra pessoa que participou da festa foi o advogado e amigo do presidente, Jeová Bonifácio. Mesmo com a saúde debilitada, ele fez questão de comparecer à homenagem e foi por suas mãos que Roberto Ferreira recebeu o troféu de 30 anos do SindMetal-GO.

Roberto Ferreira agradece a presença do amigo Jeová Bonifácio

Trajetória

Partindo de uma infância humilde, na cidade de Araguari (interior de Minas Gerais), Roberto mudou-se para Goiânia em 1975. Começou a trabalhar neste mesmo ano, como ajudante em uma serralheria da capital goiana. Inconformado com a exploração vivenciada pelos trabalhadores no Brasil, logo filiou-se ao movimento sindical no ano de 1976 em busca de justiça social.
A partir de então, Roberto participou de dezenas de comissões e projetos em prol da classe operária. Ele lutou arduamente pela fundação de sindicatos de trabalhadores no estado de Goiás e em todo o Brasil.

Participou também de alguns congressos e reuniões que ficaram marcados por sua relevância mundial. Como é o caso da Reunião do Comitê Central da Federação Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (FITIM), realizada na cidade de Lisboa – Portugal no ano de 1991; e do Congresso de Constituição da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Minerais, realizada na cidade de Caracas – Venezuela no mesmo ano.

Em seus anos de liderança, exerceu cargos de inestimável importância sindical, como:

* Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal entre os anos de 1990 e 1998;
* Secretário Regional do Centro Oeste da CNTM, no período de 1991 a 2005;
* Suplente de Juiz Classista, representante dos trabalhadores perante a 5ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia, entre 1989 e 1991;
* Secretário de Educação e Cultura da Federação dos Trabalhadores na Indústria no Estado de Goiás e Distrito Federal no período de 1984 a 1987.
Para a educação, em particular, Roberto Ferreira nunca negou empenho. Elaborou cursos de Formação Sindical, Noções Trabalhistas e de Formação de Coordenadores de Atividades Educacionais, reconhecidos e que servem de exemplo para todo Brasil. Segundo Roberto, a educação é a mais eficaz ferramenta de transformação. Por isso, ficou conhecido por sua frase célebre: “Ou mudamos o Brasil pela Educação, ou nada se muda neste País”.