Perspectiva da nota de crédito do Brasil é alterada para negativa

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s informou nesta terça-feira, 20 de julho, a alteração da perspectiva da nota de crédito do Brasil para negativa. Apesar de a nota ser mantida em “BBB-” e seguir classificada como “grau de investimento“, a mudança significa previsão de maior demora na volta ao crescimento, deixando o país mais perto de perder o aclamado selo de “bom pagador”.

A nota “BBB-” é o último degrau do grau de investimento concedido a países com baixo risco de calotes a investidores financeiros internacionais. A perspectiva negativa significa a tendência de rebaixamento da nota do Brasil no futuro, fazendo com que a dívida do país caia para a categoria “especulativa”.

Na análise, a Standard and Poor's ressalta que o Brasil enfrenta “circunstâncias políticas e econômicas desafiadoras” durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. “O número de investigações de corrupção envolvendo certos políticos e empresas está crescentemente pesando sobre as perspectivas fiscais e econômicas do Brasil, colocando em risco a implementação efetiva de medidas, particularmente no Congresso”, diz a agência.

Fonte: Núcleo de Jornalismo e Assessoria de Imprensa