Ocorre a primeira rodada de negociações com o Simelgo

Sindicato patronal recusa quase toda as reivindicações de trabalhadores. SindMetal pede explicações convincentes e faz desafio

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Goiânia (SindMetal-GO) participou no último dia 17 de fevereiro, da primeira rodada de negociações para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2011, com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Estado de Goiás (Simelgo).

Na primeira reunião, nada foi acordado. Segundo o presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, houve falta de vontade por parte dos patrões em atender às reivindicações expostas na pauta, pois vários itens foram apresentados para o sindicato patronal, e nenhum obteve êxito. “Proponho uma outra reunião para poder discutir nossa pauta porque não foi nem discutida”, argumentou.

Roberto pediu ainda que a entidade patronal apresentasse documentos que comprovassem a incapacidade de atender aos pedidos expressos na pauta. “Eu queria uma explicação, com dados e projeções”, desafiou apresentando dados do crescimento industrial no último ano.

Roberto Ferreira pede explicações convincentes para Simelgo

O presidente do SindMetal-GO salientou também a falta de incentivo dos patrões quando se trata de educação e qualificação profissional. De acordo com ele, os empregadores resistem em liberar seus trabalhadores para os cursos de qualificação promovidos pelo Sindicato, mesmo estando previsto na convenção.  “O trabalhador não precisa só de aumento de salário, ele precisa também de educação”, explicou.

Argumentos do presidente do Simelgo, Orizomar Araújo, são infundados para SindMetal-GO

Outras reuniões devem ser agendadas para a definição da nova CCT, mas o presidente do SindMetal-GO garante que, se for necessário, mobilizará novamente toda a categoria  para lutar pelos seus direitos. “Não abrimos mão do direito adquirido. Se for necessário vamos fazer greve de novo”, afirma Roberto Ferreira.