Negociações com sindicatos patronais têm início sem novidades

03/03/2016

A primeira mesa de negociação do ano de 2016 entre SindMetal-GO e Simelgo, realizada nesta quarta-feira, 2 de março, na sede do sindicato patronal, foi marcada por uma atitude inusitada dos empresários. Ao invés de discutir as reivindicações dos trabalhadores, a comissão negociadora do Simelgo apresentou uma pauta de reivindicações elaborada pelo patronato, algo jamais visto na história do sindicalismo brasileiro.

Equipe do SindMetal-GO pronta para enfrentar a negociação

“Isso é ofensivo não só para o sindicato laboral, mas para todos os trabalhadores que representamos”, afirmou o presidente do SindMetal-GO, Eugênio Francisco. Advogada do sindicato profissional, Maria Eugênia Santana alega que “a pauta elaborada pelos empresários configura uma ofensa aos direitos adquiridos dos trabalhadores, pois requer a retirada de direitos e benefícios já consagrados há mais de quinze anos nas outras convenções coletivas da categoria”.

A equipe do SindMetal-GO esteve, a todo o momento, firme nas propostas de reivindicações dos trabalhadores

Diante disso, a comissão negociadora do SindMetal-GO se negou a negociar os itens da “pauta patronal”. Sobre o índice de 18% de aumento salarial pretendido pelos metalúrgicos, os empresários não apresentaram contraproposta e disseram que ainda vão discutir o assunto. Eugênio Francisco deixou claro que a categoria  não vai aceitar índice abaixo da inflação oficial medida pelo INPC, que já supera 11%, para dar início às negociações.

Primeira reunião de negociação com o Simelgo

Sinpromego não consegue cumprir agenda e adia reunião

Marcada para a manhã desta quinta-feira, 03 de março, a reunião agendada pelo sindicato que representa os proprietários em oficinas mecânicas acabou não acontecendo. Os representantes patronais justificaram a impossibilidade de comparecerem na sede do SindMetal-GO e novo encontro foi marcado para o dia 9 de março.