Inflação do aluguel triplica em um mês

Dados divulgados nesta terça-feira, 29 de setembro, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostram que houve alta na inflação do aluguel. Neste mês de setembro, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) atingiu 0,95%. O índice é três vezes maior que a registrada em agosto, quando ficou em 0,28%.

Com a divulgação dos novos números, o indicador conhecido como a “inflação do aluguel” acumulou alta de 8,35% em 12 meses. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Tudo mais caro

Soja, milho, refeição fora de casa e plano de saúde também subiram. As classes de despesas altas mais significativas vieram dos preços da soja (5,84%), do farelo de soja (8,23%) e do milho (4,61%). Para o consumidor, também houve alta de preços. As maiores influências de alta vieram de refeições em bares e restaurantes (0,6%), planos e seguro de saúde (1%) e gás de botijão (3,52%).