HSBC fechará as portas no Brasil e bancários fazem manifestação em Curitiba

Representantes do Sindicato dos Bancários da Região Metropolitana de Curitiba fizeram manifestação em frente às agências do HSBC na manhã desta terça-feira, 9 de junho. Conforme divulgado hoje na aba de notícias do portal SindMetal, a redução das atividades do HSBC em todo o mundo desencadeará na demissão de até 50 mil funcionários do banco,  sendo 21 mil apenas no Brasil, onde a instituição será vendida para outros bancos. e na Turquia.

No Brasil, a sede do HSBC fica na capital do Paraná e recolhe por ano R$ 80 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS) — 8% do total arrecadado. Ainda de acordo com os bancários, o banco emprega oito mil trabalhadores em Curitiba. Os sindicalistas recorreram ao Banco Central para garantir o emprego de 21 mil pessoas que atuam no Brasil. No entanto, a instituição declarou que não tem como intervir.

Segundo o HSBC, os motivos no corte de gastos são internos, mas a opção por praticamente encerrar as atividades no Brasil decorre também da atual situação econômica do país e do fraco comércio exterior. “Brasil e Turquia são economias mais fechadas com pequeno porcentual das exportações sobre o Produto Interno Bruto”, disse um representante do banco.