Greve geral para Argentina por 24 horas nesta terça-feira

Diferente do que ocorre no Brasil, as manifestações sociais na Argentina realmente contam com a participação da maioria dos trabalhadores e, por conseguinte, parecem surtir o efeito esperado. Devido à paralisação convocada pelas centrais sindicais opositoras ao governo nesta terça-feira, 9 de maio, diversos setores da economia do país vizinho estão parados, entre eles do transporte público e da coleta de lixo.

Os grevistas cobram reajustes salariais de 35% para repor o poder aquisitivo que perderam com a inflação e negociações “livres” entre empresários e trabalhadores, sem intervenção do governo. Já o governo quer impor um limite aos aumentos de 27% e ganhar tempo até as eleições presidenciais de 25 de outubro. Cristina Kirchner, que está perto do fim do segundo mandato, não pode disputar uma nova eleição, mas tentará eleger um sucessor.

Sem trens, ônibus ou metrô, muitos argentinos não conseguiram chegar ao trabalho. Os grevistas bloquearam as principais vias de acesso às grandes cidades. Os taxistas também estão com dificuldade de rodar, pois os postos de gasolina fecharam. A greve de 24 horas também afetou o transporte de cargas por caminhões, os serviços portuários e os voos nacionais e internacionais.

No Brasil, as companhias TAM e Gol anunciaram o cancelamento de voos programados para Buenos Aires.