Frustrada primeira tentativa de negociação com Simelgo

Direção efetiva do sindicato patronal sequer compareceu para apresentar contraposta às reivindicações dos trabalhadores

Começaram mal as negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2014 dos metalúrgicos. A primeira reunião marcada para esta terça-feira, 4 de fevereiro na sede do SindMetal-GO, acabou não acontecendo porque a direção efetiva do sindicato patronal (Simelgo) não compareceu.

Um grupo de empresários do Simelgo acompanhados de um advogado, se apresentaram como representantes indicados pela assembleia dos empresários para negociar com o sindicato dos trabalhadores. O advogado, no entanto, não apresentou nenhum documento que os credenciassem como tal, fato que levou o presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira a cancelar a reunião.

Advogada do SindMetal-GO em primeiro encontro de 2014 com representantes do Simelgo

A advogada do sindicato profissional, Maria Eugênia Neves Santana reportou a mensagem da diretoria ao assessor jurídico que representava o Simelgo, explicando que não adiantaria se reunir com eles sem que estivessem munidos de documentação que o nomeassem oficialmente como membros da comissão negociadora da entidade patronal. Diante disso, lavrou-se uma ata registrando a ocorrência a qual foi assinada pelos mesmos.

De acordo com o presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, a atitude do presidente do Simelgo foi inusitada e imoral. “É preciso haver um pouco mais de respeito com uma classe que reúne mais de 20 mil trabalhadores que derramam o suor do rosto no trabalho duro em troca do sustento da família”, comenta.

A partir desta quarta-feira 5 de fevereiro a diretoria do SindMetal-GO garante que tomará as providências necessárias para garantir as negociações e os direitos dos trabalhadores, além de informar a categoria da estratégia rasteira aplicada pelos representantes das empresas.