FITIM passa a integrar novo sindicato mundial

União Global Industrial irá representar trabalhadores de várias categorias em escala mundial

A Federação Internacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas (FITIM) passa a integrar uma organização sindical mundial, a IndustriALL Global Union (União Global Industrial, na tradução livre). Além dos metalúrgicos, a entidade trabalhista também passa a representar os trabalhadores de vários outros setores industriais.

São eles: extração de petróleo e gás, minério, geração e distribuição de eletricidade até manufatura de metais e produtos metalúrgicos, construção de barcos, indústria automotiva, indústria aeroespacial, engenharia mecânica, eletrônica, indústria química, borracha, papel e pasta de papel, materiais de construção, indústria têxtil, confecção, couro e calçado e serviços ambientais.

A IndustriALL foi fundada neste ano, durante congresso realizado entre os dias 18 e 20 de junho em Copenhague, na Dinamarca. A instituição nasceu da fusão entre FITIM, ICEM (Federação Internacional de Sindicatos da Química, Energia, Minas e Indústrias Diversas) e FITTVC (Federação Sindical Internacional dos Trabalhadores dos setores Têxtil, Vestuário e Couro).

Cerca de 50 milhões de trabalhadores serão representados pela entidade, em âmbito internacional. Para membros da América Latina e Caribe, a direção da entidade destinou nove cargos dentro da organização.