Dilma veta fórmula 85/95 e cria nova regra para aposentadoria

A presidente Dilma Roussef vetou ontem, 18 de junho, a fórmula 85/95 aprovada pelo Congresso. Essa proposta significa que o trabalhador pode se aposentar quando a soma da idade e tempo de contribuição for 85, no caso das mulheres, e 95, no caso dos homens.

A nova fórmula sugerida pela presidente acrescenta um ano a cada doze meses. Por exemplo: em 2017, o tempo para se aposentar com 100% dos benefícios será de 86 anos para as mulheres e 96 para os homens. Essa progressão só será interrompida em 2022, quando a soma atingir 100 para os homens e 90 para as mulheres.

A medida provisória – que já está em vigor – tem sido criticada, uma vez que a expectativa de vida dos brasileiros deve crescer a cada ano.  Na contramão, o tempo para se aposentar será maior. A pergunta que fica é: e em relação à aposentadoria dos políticos? A aquisição também vai ficar mais trabalhosa?

Para eles, a situação é um tanto quanto diferente. No Congresso, cerca de 200 parlamentares conseguiram a aposentadoria em apenas oito anos. Já para alguns governadores, bastou um mandato. Existem situações ainda mais absurdas, em que a aposentadoria é garantida a partir de poucos meses no cargo.