A falta do fornecimento do café da manhã e do lanche da tarde é a principal irregularidade praticada pelas empresas metalúrgicas da Grande Goiânia, de acordo com as denúncias dos trabalhadores. O benefício é obrigatório e está previsto nas Convenções e nos Acordos Coletivos da categoria. Para se ter ideia, somente no mês de novembro de 2015, ao menos seis denúncias de diferentes empresas foram registradas no departamento jurídico da entidade por esse motivo (confira a lista no final da matéria).
Quando a empresa deixa de cumprir o benefício, ela fica sujeita a uma ação judicial e, além de corrigir o erro, paga uma multa pela violação dos direitos assegurados. Mesmo assim, o Sindicato dá um prazo de 10 dias para os patrões resolverem amigavelmente o problema. O objetivo inicial não é propor ação, mas, sim, garantir os direitos dos trabalhadores.
Prova disso é que, no mês de novembro, a diretoria do SindMetal-GO reuniu com quatro empresas e, depois de uma boa negociação, elas passaram a oferecer café da manhã lanche da tarde para seus empregados. São elas: SC Ferragens, Milênio Ferragens, Master Alumínio e Retífica de Motores Anhanguera. Em nenhum dos casos foi necessário acionar a Justiça do Trabalho.
Confira a lista das empresas denunciadas recentemente por não fornecerem o café da manhã e/ou lanche da tarde. Os casos serão investigados.
Auto Center Planalto – café da manhã e lanche da tarde
FB Maldonado e Cia Ltda. ME – café da manhã e lanche da tarde
Icer Indústria e Comércio de Expositores e Refrigeração – café da manhã
Jackson Janome Wilms Bohn – ME – café da manhã
Metalmaq Indústria e Comércio de Estufas Ltda. – lanche da tarde