Brasmom garante que negociará Acordo Coletivo este ano

Em audiência no MP-GO, empresários reconhecem ato antissindical e garantem negociação em 2013

Na tarde desta quarta-feira, dia 30 de janeiro, o SindMetal-GO reuniu-se com a delegação representativa da Brasmom no Ministério Público do Trabalho em Goiânia. Em maio de 2012, o sindicato dos trabalhadores entrou com uma ação por ato antissindical contra a empresa que está localizada no polo industrial de Goianira.

A ação foi motivada pela negociação feita pela direção da Brasmom diretamente com os empregados, o que desmoralizou a representação do SindMetal-GO. O acerto entre patrões e funcionários foi realizado entre as duas mesas-redondas convocadas pelos sindicato na SRTE-GO (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás.

Na época o SindMetal-GO decidiu por pedir a audiência na Superintendência devido à demora da empresa em responder à pauta de reivindicações protocolizada pelo sindicato em abril de 2012. Diante do impasse na primeira mesa-redonda, a empresa forçou uma situação com os empregados e adiantou um aumento de 10,5% para todos.

A negociação sem a mediação do sindicato dos trabalhadores, no entanto, configura ato antissindical. E, para assegurar os direitos dos trabalhadores, o SindMetal-GO moveu a ação contra a empresa junto ao Ministério Público. Quase um ano após o ocorrido, a situação encontra-se apaziguada.

A Brasmom reconheceu o erro e garantiu que, neste ano de 2013, os empregados voltarão a ter um Acordo Coletivo de Trabalho garantindo seus direitos. A pauta de reivindicações, que foi montada em assembleia com os trabalhadores no último dia 25 de janeiro, já foi protocolizada junto à direção da empresa.

Agora, o SindMetal-GO aguarda o contato da Brasmom para dar início à negociação que, de antemão, já tem um Acordo Coletivo garantido como resultado.

>> SindMetal-GO oferece qualificação profissional aos trabalhadores
>> Curso de Formação Sindical – Negociação Coletiva motiva os participantes
>> SindMetal-GO realiza primeiro Curso de Formação Sindical em 2013