Brasileiros pagaram 900 bilhões em impostos só no primeiro semestre de 2016

13/06/2016

Os impostos pagos no Brasil no primeiro semestre de 2016 já ultrapassaram os R$ 900 bilhões. Este número foi alcançado por voltado das 7h da manhã do domingo, 12 de maio. Os dados são do impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que faz somatório dos impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros.

Em 2015, esse montante foi alcançado no dia 13 de junho. Com esse valor, segundo o site da associação, seria possível construir mais de 65.748.640 salas de aulas equipadas, contratar mais de 98.016.078 professores do ensino fundamental por ano, fornecer cestas básicas para toda a população brasileira por 15 meses e construir mais de 9.862.449 km de redes de esgoto.

O Impostômetro completou uma década neste ano. O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na região central de São Paulo. O objetivo da ferramenta é conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade.