Brasil perde o “selo de bom pagador”

Na noite desta quarta-feira, 9 de setembro, o Brasil perdeu o grau de investimento na classificação de crédito da Standard and Poor's, uma agência que oferece inteligência de mercado de alta qualidade na forma de classificação de risco. Cinquenta dias após a agência ter mudado a nota de “BBB+” para “BBB-”, o País foi novamente rebaixado, desta vez de “BBB-” para “BB+”, com perspectiva negativa.

A nota de um país funciona como um “certificado de segurança” que as agências de classificação conferem a países que elas consideram com baixo risco de calotes a investidores. A Standard and Poor's emitiu um comunicado que chama a atenção para a deterioração fiscal e a falta de coesão da equipe ministerial como causas da decisão de rebaixar a nota. Na manhã desta quinta-feira 10 de setembro, a presidente Dilma Rousseff realizou uma reunião extraordinária da coordenação política para debater a diminuição.

Em entrevista ao jornal O Globo, um economista avaliou o rebaixamento.  “A tendência é, sem duvida, de piora. A agência Moody's deve seguir o exemplo da S&P nos próximos meses e também rebaixar o Brasil. O governo continua incapaz de se articular para implementar novas medidas sobre o Orçamento”, avaliou Daniel Weeks.