Base Tanques descumpre convenção e não fornece café da manhã para seus empregados

19/02/2016

A cláusula 13ª da convenção coletiva da categoria é clara: o fornecimento do café da manhã e do lanche da tarde é obrigatório. Mas tem empresa que fornece o benefício pela metade. O objetivo é burlar o direito do trabalho sem o sindicato da categoria tomar conhecimento. Os canais de denúncias criados pela direção do SindMetal-GO, no entanto, possibilitam aos operários fazer as denúncias sem inclusive serem identificados.

A empresa Base Tanques Ltda é um exemplo. Segundo seus empregados, não fornece  o lanche da tarde e esquece de que, ao iniciar sua jornada diária de trabalho, os operários precisam tomar o café da manhã. Nesse caso, o sindicato notificou a empresa e deu um prazo para que ela corrigisse a irregularidade, no entanto, ela nem se pronunciou.

Baseado no “quem cala consente”, a entidade está tomando as providências cabíveis, autorizando o jurídico a ingressar com ação na Justiça do Trabalho.