29ª Spat Metalúrgica levanta bandeira em torno da saúde e segurança do trabalhador

A SPAT Metalúrgica será realizada de 14 a 18 de outubro de 2013 no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia

A vida é o dom mais precioso que se tem. Arriscar esse bem maior é como perder a oportunidade que foi dada. Pensando nisso e tendo o trabalhador como principal instrumento de luta e transformação, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Goiânia-GO (SindMetal-GO) vai realizar de 14 a 18 de outubro de 2013 no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia, a 29ª Semana de Prevenção de Acidentes na Área Metalúrgica (SPAT).

Com o slogan “sua vida é a nossa bandeira”, a campanha de saúde e segurança do trabalho feita pela entidade, em 2013 vai além da conscientização. “Vamos partir para a ação e mostrar o poder da mudança que o trabalhador tem”, revela Roberto Ferreira, presidente do SindMetal-GO.

SPAT Metalúrgica de 2012 reuníu cerca de 300 trabalhadores das empresas da base do SindMetal-GO

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2,34 milhões de acidentes mortais de trabalho são registrados a cada ano, tudo pela falta de prevenção adequada e negligência das empresas que insistem em desvalorizar a mão de obra e tratar o trabalhador como escravo.

Além da saúde e segurança do trabalho, outra bandeira que será levantada durante o evento é a do poder da união dos trabalhadores e da força da denuncia coletiva. Diante dos dados e das evidencias encontradas no chão de fábrica do setor metalúrgico, o SindMetal-GO se sentiu na obrigação de abrir os olhos dos trabalhadores e incentivá-los a partirem para ação e provocar a mudança em busca de respeito e dignidade no trabalho.

História

A SPAT Metalúrgica é realizada pela entidade há 29 anos. Um evento pioneiro e único no setor metalúrgico que foi idealizado por Roberto Ferreira, leva informação e novidade aos trabalhadores da categoria. “A Spat foi criada em razão de não ter órgãos públicos que promovessem essas semanas porque víamos a necessidade de alertar os trabalhadores sobre os perigos de acidentes dentro das empresas e fazer com que eles se previnam para não ter que arcar com o prejuízo depois.”, comenta.