1,5 milhão de contribuintes recebem restituição do imposto de renda

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 15 de junho, o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2015, ano-base 2014. Neste lote, serão pagos R$2,36 bilhões em restituições para 1,49 milhão de contribuintes.

O Imposto de Renda é cobrado anualmente, ou seja, é deduzida ao Governo Federal a porcentagem da renda média anual produzida por cada cidadão. Quando a porcentagem exigida não é atingida, o contribuinte deve pagar a diferença no ano seguinte. Já quando ocorre o contrário – o contribuinte deduz o valor a mais – ocorre a restituição do imposto.

Como gastar o dinheiro extra

Para os que foram contemplados com a restituição, o planejamento econômico é fundamental. A maior preocupação deve ser com as dívidas, principalmente se forem em cheques especiais e/ou em cartões de crédito. A dica é renegociar juros e multas.

Já os que não estão atolados em dívidas podem investir o dinheiro. Mas cuidado! Alguns fatores devem ser avaliados antes de tomar essa decisão: observar a situação do mercado e priorizar os sonhos e objetivos que deseja atingir a curto, médio e longo prazo.