SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE GOIÂNIA – SINDMETAL – GO

Menu

Volks volta a ter mais de 15 mil metalúrgicos

A fábrica da Volks em São Bernardo voltou a ter mais de 15 mil trabalhadores. Essa marca foi registrada pela última vez em outubro de 2002.

A fábrica da Volks em São Bernardo voltou a ter mais de 15 mil trabalhadores. Essa marca foi registrada pela última vez em outubro de 2002.

Pode parecer pouco para uma fábrica que teve 40 mil metalúrgicos nos anos 70, mas os 15 mil carregam o simbolismo do acerto da luta da categoria e do Sindicato em defesa do emprego com a manutenção da fábrica aqui no ABC.

“A meta da empresa em seu plano anterior de reestruturação não seria a de manter nem nove mil metalúrgicos nessa planta”, recorda o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, também trabalhador na montadora.  “Fora que havia o risco dela fechar”, emenda.

A recuperação do nível de emprego é conseqüência direta dos vários acordos assinados nos últimos anos e que trouxeram investimentos em novos produtos e a revitalização da fábrica. “Sem abrir mão de direitos, os trabalhadores deram sua cota de sacrifício para o fechamento dos acordos e o resultado é visto no nível de emprego, de salário e na PLR”, afirma José  Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, coordenador da Comissão de Fábrica.

De 2007 para cá, conta ele, mais de quatro mil postos de trabalho foram abertos, incluindo novos trabalhadores e a efetivação dos jovens no Senai. “Investimento traz mais produção que gera mais emprego e toda a região se beneficia”.

Na semana passada a montadora confirmou os R$ 3,1 bilhão de investimentos até 2014 para aumentar a capacidade de produção. Segundo a Volks, o Brasil é o seu segundo maior mercado, com 697 mil unidades vendidas ano passado, sendo que 40% desse total sai da planta Anchieta.

Fonte: Mundo Sindical

Deixe um comentário