Tomate sobe 21%, e inflação acelera na primeira semana de maio

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) acelerou para 0,7% na primeira semana de maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) – taxa 0,09 ponto percentual acima da registrada na semana anterior. A alta da inflação foi puxada principalmente pelos preços do tomate, que ficou 21,46% mais caro no período, e de refeições em bares e restaurantes, que subiram 1,03%.

Também pesaram no bolso do consumidor as altas do leite longa vida (4,84%), aluguel residencial (0,73%) e conta de luz (0,85%).

Na outra ponta, a conta do supermercado teve alívio nos preços da batata-inglesa, que ficou 10,14% mais barata. A FGV também verificou queda nos preços da gasolina, de 0,75%, da tangerina (-15,71%), de massas preparadas e congeladas (-4,48%) e das tarifas de telefone residencial (-0,6%).