Só 35% dos brasileiros esperam prosperidade econômica

O otimismo dos brasileiros tem caído desde 2011 e está um pouco abaixo da média mundial, de acordo com o Barômetro Global de Otimismo, estudo feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), associação internacional que reúne empresas de pesquisa de mercado.

De acordo com o levantamento, caiu de 49% para 35% a parcela dos que esperam prosperidade econômica em 2015 na comparação com 2014. Para 38% dos entrevistados 2015 será um ano de dificuldade econômica e para 24% a situação deve ser a mesma do ano passado – 3% não souberam opinar ou não responderam.

Avaliação

Na avaliação global, 42% acreditam que 2015 será de prosperidade econômica para o seu país, enquanto 23% acreditam que será um ano de dificuldades. Para 32% dos entrevistados, a situação econômica será a mesma do ano passado – o restante não soube responder ou não respondeu.

Nas Américas, apenas 27% acreditam que 2015 será de prosperidade econômica para o seu país. Na Europa Ocidental, esse porcentual é de 12%.

Felizes

Apesar da queda em relação às expectativas econômicas do Brasil, quase metade (49%) dos brasileiros acredita que 2015 será melhor do que o ano passado. Além disso, 55% disseram estar felizes e 20% afirmaram não estar felizes nem infelizes.

O levantamento do Ibop Inteligência mostrou ainda que 70% das pessoas em todo o mundo dizem que estão felizes com a sua vida, contra 60% no ano passado. Fiji é o país mais feliz do mundo (93%), enquanto o Iraque é o menos feliz (31%).

Fonte: O Popular

Deixe um comentário